A gestação é o mistério da vida mais encantador vivido pelas mulheres em várias faixas etárias. E, como todo belo mistério é cercado de muitas dúvidas em relação ao bem-estar da mamãe e do(s) bebê(s).
Geralmente a data prevista ou estimada para o parto é o dia em que se completam as 40 semanas de gestação (a partir da data da última menstruação – DUM), mas tecnicamente a gravidez pode ir até 42 semanas. A partir de 37 semanas completas, o(s )bebê(s) já não será(ão) mais considerado(s) prematuros), se nascer(em).
Para que tudo transcorra da maneira mais saudável possível é muito importante o acompanhamento pré-natal, pois nele constarão todas as informações necessárias para qualquer decisão a ser tomada como por exemplo, a prática de atividade física durante todo esse período.
Geralmente um bom acompanhamento médico ajudará a escolher a melhor atividade para a mamãe e o(s) bebês) ficarem o mais confortáveis possível. E para isso é necessário responder a duas perguntinhas simples:
1- Se a futura mamãe já praticava atividade física antes da gestação?
2-Como se encontra a saúde do bebê e se a gravidez possui alguma particularidade, como por exemplo gestação gemelar?
Caso a gestante já seja praticante de atividade física e esteja tudo bem com o bebe não há motivos para não continuar. Caso a gestante não seja praticante de atividade física geralmente a indicação médica é de que se inicie algum exercício após o primeiro trimestre pois este é o período onde ocorre todo o desenvolvimento intra uterino das estruturas anatômicas e fisiológicas do embrião e sua transição de embrião para feto, exigindo assim mais gasto energético.
Este período também costuma vir acompanhado de alguns desconfortos como enjoôs, vôtimos, sono excessivo. Ou seja, uma readaptação do corpo da mulher.
Após este período uma atividade física bem direcionada é muito bem vinda e será muito útil para manter os índices hormonais em níveis ótimos, além de proporcionar um momento de interação muito prazeroso da mamãe com seu bebezinho.
Uma boa avaliação com o profissional que irá direcionar essa atividade também ajudará na escolha da modalidade a ser praticada.
Atualmente, uma das opções que atende ao perfil das futuras mamães é o Pilates , sendo considerada uma atividade de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento de todo o corpo incluindo os músculos do assoalho pélvico, abdômen e costas. O fortalecimento destes três grupos musculares são de extrema importância pois sabemos que 50% à 75% das gestantes em alguma fase da gestação sofrerão de dor na região lombar e estes músculos são responsáveis pela estabilização da coluna e melhora da postura e que quando bem fortalecidos podem amenizar este sintoma.
Outra característica importante do método é a versatilidade dos seus exercícios e a capacidade de adaptação conforme a fase em que a gestante se encontra.
Benefícios do Pilates na Gestação:
- Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, abdômen e costas facilitando o parto;
- Fortalecimento dos músculos dos membros superiores e inferiores;
- Melhora a respiração;
- Melhora o condicionamento físico;
- Melhora a consciência corporal e a postura;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a autoestima;
- Proporciona alívio das dores;
- Promove relaxamento global
Lembrem-se mamães!!! Antes de praticar qualquer atividade física consulte um Médico(a) Obstetra e escolha um estúdio de Pilates com profissionais experientes.
Mamãe saudável bebê saudável!!