É chamado de Sarcopenia o processo de perda da massa muscular. Tem início por volta dos 40 anos, porém seus efeitos começam a ser percebidos a partir dos 60 anos, época onde nota-se maior redução na quantidade e tamanho das fibras musculares ( perda de massa muscular). É um processo silencioso e se não combatido pode levar a uma serie de prejuízos para a saúde do idoso.
Os principais motivos que levam uma pessoa a sofrer com a Sarcopenia são a diminuição da produção dos hormônios Testosterona (Homens) e Progesterona e Estrogênio (Mulher) e também o sedentarismo.
A perda da massa muscular leva à diminuição da força muscular e como consequência temos a diminuição da mobilidade articular, que por sua vez leva a uma diminuição do condicionamento físico, da flexibilidade, dificuldade de subir e descer escada, levantar da cadeira, da cama, dificuldade de caminhar, aumento das dores nas costas e joelho e diminuição do equilíbrio. E a falta de equilíbrio é o principal motivo de queda dos idosos.
A Sarcopenia é uma condição que todos sofreremos algum dia, mas é possível diminuir o ritmo da sua evolução praticando regularmente atividades físicas de força muscular e adotando uma dieta rica em proteínas. Hoje também existem suplementos que auxiliam a diminuir este processo, porém seu uso não dispensa a necessidade de dieta balanceada e do exercício físico regular. Como bons exemplos de atividade temos o Pilates, o Treinamento Funcional e a Musculação. O ideal é começar a prevenção da Sarcopenia antes dos 40 anos.
Você que já passou dos 40 ou tem mais de 60 anos deve estar se perguntando se ainda é possível frear este processo. E a resposta é simples e objetiva: sim é possível! Seguindo as orientações citadas você pode desacelerar este processo e consequentemente aproveitar melhor a vida.