Pilates na prevenção da queda em idoso
Pilates é um exercício bastante saudável, que traz inúmeras vantagens às pessoas. Os idosos, especialmente, podem se beneficiar da atividade pela prevenção da queda. Saiba como isto é possível.
Expectativa de vida só aumenta
Você já deve ter percebido que a expectativa de vida do brasileiro só aumenta; é muito comum encontrarmos pessoas de oitenta, noventa anos. Por este motivo a questão da saúde é fundamental, para garantir não somente uma vida mais longa aos idosos, mas uma vida longa e de qualidade.As quedas são mais comuns em pessoas de mais idade, e você deve saber que um simples tombo pode gerar complicações sérias à saúde do idoso.
Como funciona o equilíbrio do corpo
Para evitar queda por perda de equilíbrio é preciso que o sistema nervoso esteja funcionando adequadamente, assim como o sistema sensorial, os ossos, as articulações e os músculos. E falando em músculos, vocês lembram que em nosso artigo O Que é Sarcopenia explicamos que a partir dos 40 anos inicia-se o processo de perda de massa muscular?
Pois bem, essa perda de massa leva a uma diminuição da força muscular que por sua vez leva a diminuição do tamanho e altura do passo e também a um aumento da cifose torácica ( postura “corcunda” ). Como conseqüência, faz com que o centro de gravidade seja deslocado para frente aumentando assim o desequilíbrio durante o caminhar e o aumento do risco de quedas.
Mas você sabia que o Pilates pode ajudar na prevenção da queda?
Como o Pilates pode ser benéfico na terceira idade
O exercício físico, independentemente de qual seja, é fundamental na terceira idade, porque minimiza os efeitos que mencionamos acima. Contudo, uma atividade específica, como o Pilates, pode trazer mais saúde ao idoso, atuando diretamente na prevenção da queda.
São 4 os princípios onde o Pilates atua, tornando melhor a vida das pessoas de mais idade. Veja:
1 – A respiração adequada faz com que a musculatura do abdômen seja fortalecida, assim como a pelve, os músculos da coluna e do quadril;
2 – A realização das atividades faz com que o cérebro pense na utilização e no fortalecimento dos músculos, assim há mais envio de impulsos nervosos para a prática do exercício; dessa forma, a mente tem mais controle sobre o organismo, mantendo um padrão suave de comando, de forma precisa, contínua e ritmada.
3 – Músculos fortalecidos tornam o corpo menos propenso a quedas, e é justamente isto o que o Pilates traz a todas as pessoas que o praticam regularmente.
4 – Relaxamento do corpo e da mente, que é fundamental para o estabelecimento de uma vida com mais qualidade.
O que deve ser informado ao profissional
Para que os exercícios atinjam o benefício máximo, eles devem ser personalizados para cada paciente (sim, estamos tratando o Pilates como exercício, mas também como terapia para o idoso). Portanto, não deixe de informar ao profissional:
– como são as atividades do dia a dia do idoso;
– se é necessário subir escadas, degraus, rampas ou ladeiras com frequência;
– se faz a manutenção do lar de forma independente;
– como é o seu hábito de sono.
Assim, os resultados serão ainda mais visíveis, e o idoso ganha qualidade de vida e bem-estar.