Se tem uma coisa que ninguém quer ganhar – seja praticando exercícios físicos, seja em uma atividade corriqueira – é uma lesão. Até porque, dependendo de onde o “estrago” for feito, as chances de comprometer movimentos e, consequentemente, a rotina são reais.
A boa notícia é que existe uma grande aliada para esse momento: a fisioterapia!
A atuação do fisioterapeuta
Com uma série de técnicas, que envolvem massagens, exercícios e tratamentos à base de temperatura (frio ou calor), o fisioterapeuta cuida da lesão e garante uma recuperação de maneira eficiente.
Preparamos para você uma lista com as principais lesões que precisam de fisioterapia, assim, fica mais fácil saber quando fazer.
Dores lombares
Trabalho intenso, rotina estressante, falta de tempo para se dedicar à prática de exercícios: essa combinação explosiva quase sempre acaba deixando sua marca na região lombar.
As famosas dores nas costas são a segunda condição de saúde mais recorrente no Brasil e é importante descobrir o que causa esse tipo de incômodo. Entre as doenças associadas mais comuns estão a hérnia de disco e a escoliose.
A partir do diagnóstico, as sessões de fisioterapia irão atuar na redução das dores.
Lesões de ligamento
Ligamentos são estruturas que têm a função de unir os ossos do corpo, além de atuar como protetores das articulações. Esse é um tipo de lesão que causa dor extrema e, dependendo do local e da gravidade, pode até exigir intervenção cirúrgica.
Seja qual for o caso, a fisioterapia é fundamental para o tratamento.
Lesões no joelho
O joelho requer muita atenção, especialmente por quem pratica atividades físicas regulares. Lesões nessa região podem ir desde contusões musculares até rompimento de ligamentos.
Para esse tipo de problema, sessões de fisioterapia com foco em recuperação e fortalecimento são necessárias.
Lesões nas mãos e punhos
As lesões mais conhecidas nessa região são da LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho). Elas podem afetar tendões, músculos e nervos, impossibilitando movimentos e causando dores constantes.
A fisioterapia atua como alternativa para alívio das dores e reabilitação da área afetada, através de eletroterapia, exercícios específicos e alongamento.
Lesões no ombro e pescoço
Deslocamento de ombro, bursite e tendinoplastia são lesões bastante comuns, que podem ser tratadas com sessões de fisioterapia para evitar perdas de mobilidade nessa região.
O reestabelecimento de uma lesão é um trabalho de construção.
Por isso, buscar profissionais fisioterapeutas é o primeiro passo para o sucesso do tratamento.