Uma inflamação no nervo ciático é bem comum nos dias de hoje e conhecer os sintomas, assim como as possibilidades de tratamento, pode fazer com que você se livre de bastante sofrimento. Ter o corpo saudável e sem dores é o caminho certo para mais qualidade de vida!
O CFE, Centro de Fisioterapia & Esporte, está ao seu lado na busca por esse objetivo e explica o que é o nervo ciático, quais são os sintomas de que ele está inflamado e como fazer o tratamento correto. Siga a leitura e tenha uma vida mais saudável!
O que é o nervo ciático
O maior nervo do corpo humano é o ciático. Ele vai desde as suas raízes na base da coluna vertebral até os pés. Claro, para chegar até lá, passa pelos glúteos, pela parte posterior da coxa e joelho, onde se divide entre tibial e fibular comum.
A explicação é técnica, mas é importante para você saber que qualquer dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico nessa região pode ser um sinal de inflamação. Vamos entender melhor esses sintomas.
Sintomas de inflamação no nervo ciático
Talvez você já tenha sentido a dor causada por essa inflamação bem na base das costas, no glúteo ou nas pernas. Sem dúvida ela incomoda bastante!
As causas mais comuns desse tipo de inflamação passam diretamente pelo nosso dia a dia e estão relacionadas com stress, má postura e até o envelhecimento natural do nosso corpo (por isso ela é bastante comum entre os 30 e 50 anos).
Os principais sintomas são:
- Dor na base das costas irradiado para o glúteo ou uma das pernas;
- Dor nas costas (é comum que essa dor piore ao sentar);
- Sensação de pequenos choques e/ou queimação no glúteo ou perna;
- Fraqueza na perna (sempre do lado afetado pela dor);
- Formigamento na perna.
Procure o melhor tratamento para inflamação no nervo ciático
Se você sente um ou mais desses sintomas, a primeira medida é procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa fazer o exame, diagnosticar o problema e orientar o tratamento adequado.
Os sintomas podem estar associados a uma alteração na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose na coluna. Por isso, não deixe de procurar ajuda especializada!
O tratamento é feito com remédios para reduzir a inflamação, com exercícios e com fisioterapia ortopédica para fortalecer a musculatura. A acupuntura também pode ser uma ferramenta poderosa contra as dores no ciático.
Nossa vida hoje é bastante complicada, muitas vezes com várias horas por dia na frente de um computador e com poucos exercícios. Uma atividade como o pilates, o RPG e o treinamento funcional podem ser excelentes prevenções contra inflamação no nervo ciático.
Os resultados desses tipos de atividades aparecem em pouco tempo e as melhoras na flexibilidade, na coordenação motora, na postura e no desempenho cardiovascular serão fundamentais para a boa saúde do seu corpo.
Agora que você já tem mais um ótimo motivo para aderir ao a uma rotina de exercícios, É SÓ COMEÇAR!