A quiropraxia vem fazendo com que muita gente tenha mais qualidade de vida e a tendência é que ainda mais pessoas tenham acesso a essa prática nos próximos anos. O motivo é simples: a quiropraxia é uma área da saúde especializada no alinhamento do corpo, isso traz grandes benefícios e faz com que ela seja cada vez mais procurada.

A qualidade de vida é muito menor quando a nossa coluna vertebral está desalinhada. Ela é literalmente o centro do nosso equilíbrio e precisa ser bem cuidada. Esse é o principal foco da quiropraxia.

O CFE, Centro de Fisioterapia & Esporte, está ao seu lado na busca por uma vida melhor e o nosso blog não poderia ficar fora dessa discussão. Então siga a leitura, saiba mais sobre o que é, quais os benefícios e como contar com especialistas em quiropraxia! Vamos nessa?

Como surgiu a quiropraxia

Velhas escrituras mostram que gregos e chineses já estudavam a importância do equilíbrio da coluna vertebral milhares de anos antes do nascimento de Cristo, mas a história moderna da quiropraxia data de 1895.

Foi nesse ano que o canadense Daniel David Palmer começou a estudar e documentar a prática, hoje reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O que é a quiropraxia

A quiropraxia é uma especialidade que, a partir de cuidados com a coluna, trata de diversos distúrbios. O profissional especialista busca um ajustamento articular a partir de movimentos rápidos e precisos realizados com as mãos na articulação, eliminando deslocamentos, tensões, contraturas e encurtamentos musculares, entre outros sintomas.

Muita gente relaciona a prática da quiropraxia com os estalos bem frequentes durante as sessões de tratamento. Esses estalos são resultado da diminuição da pressão dentro de cada cápsula articular.

Explicando melhor: as articulações na nossa coluna são envoltas por uma cápsula (a cápsula articular), que têm um lubrificante natural, o líquido sinovial. Quando o profissional da quiropraxia realiza os movimentos sobre a coluna, esse líquido forma bolhas que estouram, produzindo o ruído de estalos, conhecido como “cavitação articular”.

Há ainda na quiropraxia uma busca constante de reorientação de hábitos dos pacientes, uma reorganização da postura (a partir de técnicas específicas e exercícios) e a prática de exercícios específicos para a restauração de articulações, de forma que o corpo funcione com toda sua potencialidade.

Quais os benefícios da quiropraxia?

O desalinhamento da coluna vertebral é causado por diversos fatores que estão muito presentes na nossa vida. Entre eles, má postura, grandes períodos de tempo sentado ou em pé, estresse e ansiedade.

Se você tem na sua rotina algum desses fatores, certamente pode se beneficiar da quiropraxia, que pode trazer para a sua vida:

  • Menos dores no corpo – Dores no pescoço, lombar e cabeça são comuns para muita gente e podem ser combatidas com a quiropraxia.
  • Músculos menos tensos – Estresse é um mal da vida moderna e traz dores e desconfortos para o nosso corpo. Manter o organismo equilibrado com a quiropraxia é um modo de enfrentar esse problema.
  • Recuperação mais rápida de lesões – A quiropraxia torna menor o tempo de recuperação de lesões (sejam elas esportivas ou causadas por acidentes).
  • Mais qualidade de vida – A quiropraxia também combate desvios de postura, dores causadas por fibromialgia e hérnia de disco, problemas menstruais ou respiratórios. Há excelentes resultados também para quem tem problemas de locomoção.

Outras práticas saudáveis

Além da quiropraxia, outras modalidades estão diretamente ligadas à busca por uma postura melhor, menos dores no dia a dia e também trazer mais qualidade de vida para os praticantes.

Atividades como o pilates, o RPG e o treinamento funcional podem ser excelentes para quem trabalha em frente ao computador ou fica em pé durante muitas horas por dia, e também para quem enfrenta as tensões trazidas pelo estresse.

Como você viu, temos ótimos motivos para aderir ao a uma rotina de exercícios, É SÓ COMEÇAR!