A fisioterapia tem uma fundamental importância no pós-cirúrgico ortopédico. É muito comum após uma operação desse tipo que o paciente apresente quadros de inchaço, de dor e de dificuldades de movimento. Todos esses problemas têm tratamento na fisioterapia.
Qualquer cirurgia é um procedimento invasivo, algumas em maior e algumas em menor grau. Em especial nas cirurgias ortopédicas é necessário que o paciente possa reestabelecer rapidamente os movimentos naquele membro que foi o foco da operação.
Também são necessários cuidados pós operatórios no sentido de prevenir quadros de contratura muscular e de rigidez articular.
Outras cirurgias que também exigem a fisioterapia pós-cirúrgicas são as de trato venoso como, por exemplo, a de varizes, e quando há amputação de um membro e a subsequente colocação de algum tipo de prótese.
Para entender melhor o que é a fisioterapia no pós-operatório ortopédico e como encontrar o melhor fisioterapeuta para esse momento difícil, o Blog CFE preparou esse artigo. Continue a leitura, conheça o Centro de Fisioterapia & Esporte e enfrente o pós-operatório da melhor forma possível.
Leia também: Você conhece a Fisioterapia do Trabalho?
Como trabalha a fisioterapia no pós-operatório ortopédico
Antes de mais nada, os objetivos das cirurgias ortopédicas são o alívio de dores, a correção de deformidades e a correção do arco de movimento funcional, a fim de manter a estabilidade e a função da área afetada.
Após a cirurgia ortopédica, é hora de preparar o corpo do paciente para que ele possa retomar todas as suas tarefas do dia a dia e a fisioterapia tem um papel fundamental neste momento. Ela proporciona a evolução do paciente, reduzindo dores e recuperando os movimentos.
O profissional responsável pelo tratamento fisioterápico deve conhecer as melhores técnicas e os protocolos específicos para cada patologia. Exercícios de fortalecimento do local afetado pela cirurgia e para a recuperação dos movimentos da área operada estão entre essas técnicas.
Quando o paciente é esportista há ainda a preocupação de que sejam realizados exercícios específicos para a recuperação total das atividades e do gesto esportivo, de forma que ele possa voltar a praticar o seu ofício sem a limitação de movimentos.
Leia também: Como a fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes
A importancia de um bom fisioterapeuta
Como você viu, o procedimento fisioterapêutico no pós-operatório ortopédico exige um profissional que conheça os procedimentos mais modernos e os protocolos para cada patologia. Ele é responsável pela recuperação plena do paciente e isso requer conhecimento, respeito e responsabilidade.
O tratamento pode ser realizado na própria residência do paciente ou em uma clínica especializada e o tempo de recuperação depende do tipo de cirurgia e das características do próprio paciente. No entanto, dois fatores podem atrasar essa recuperação: a demora no início da fisioterapia e se ela não for realizada da forma mais correta.
Leia também: Quiropraxia: como é a técnica e quem pode fazer
Recuperação planejada e vida saudável
Quem passa por uma cirurgia ortopédica espera a recuperação mais rápida possível e por isso é importante já se planejar desde antes da operação, escolhendo o melhor profissional de fisioterapia que será responsável pelo tratamento pós-cirúrgico. Clínicas especializadas, como a CFE, fazem esse tipo de tratamento com excelentes resultados.
Além disso, há outras modalidades que garantem muitos benefícios e o aumento da qualidade de vida depois que o paciente estiver plenamente recuperado, como a quiropraxia, pilates, RPG, acupuntura e treinamento funcional.
Conheça cada uma dessas modalidades, entre em contato conosco e começa a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!