Ter uma rotina de exercícios é fundamental para a nossa saúde. Diversos estudos mostram isso e há opções de exercícios inclusive para quem trabalha sentado o dia todo. Se este é o seu caso, não há desculpa, é só seguir as nossas dicas!

Além dos exercícios simples que vamos mostrar neste artigo, considere também criar para a sua vida outras rotinas, como fazer caminhadas diariamente e aulas de pilates algumas vezes por semana. A qualidade de vida aumenta consideravelmente para quem se mantém em forma.

O Blog CFE nasceu justamente com o objetivo de trazer esses benefícios para você. Conheça também a página do Centro de Fisioterapia & Esporte e traga uma melhor qualidade de vida para você e para a sua família.

Boa postura e alongamento

​Em primeiro lugar, fique sempre atento à sua postura no escritório. É muito comum para quem trabalha em escritório relaxar em um momento ou outro e isso afeta a postura. Manter a coluna ereta evita o aparecimento de dores. Se a sua cadeira não é a ideal para isso, é hora de trocá-la.

Quanto aos exercícios, experimente essa rotina:

Alongamento de braços:

 

Mantenha a coluna ereta (pode ser sentado ou em pé), cruze os dedos das mãos acima da cabeça, mantenha as palmas para cima e estique-se. Fique nessa posição por pelo menos 15 segundos. Depois coloque a mão no meio das costas e puxe o cotovelo com a outra mão oposta, alongando o braço por quinze segundos. Faça a mesma coisa com o outro braço.

Alongamento de pernas:

 

Fique em pé, flexione o joelho direito e pegue o pé com a mão direita, trazendo-o para perto do quadril e alongando a coxa. Mantenha-se na posição por quinze segundo e depois repita o exercício com a perna esquerda.

Alongamento de pescoço:

Em pé ou sentado, fique com a coluna ereta, mantenha o tronco parado e vire a cabeça para o lado. Sinta a musculatura do pescoço alongar por 15 segundos e em seguida faça a mesma coisa para o outro lado. Depois, na mesma posição, abaixe a cabeça levando o queixo em direção ao peito para alongar os músculos da nuca e das costas. Finalize o exercício fazendo movimentos lentos e circulares com a cabeça.

Alongamento de costas:

Fique em pé, mantenha as pernas esticadas e separadas, e leve as duas mãos em direção aos pés, dobrando o corpo para frente e alongando os músculos das costas o máximo que você conseguir. Mantenha-se na posição por pelo menos 30 segundos e repita o exercício três vezes.

Extensão de pernas:

Mantenha-se sentado e estique de forma alternada as duas pernas. Depois, estique-as simultaneamente. Esse alongamento é muito bom para os quadríceps, a parte da frente das coxas.

Curl isométrico

Sentado e com as pernas flexionadas, coloque os calcanhares sobre os pés da cadeira e faça força para baixo. Faça o exercício primeiro com uma perna, depois com a outra e finalize com as duas pernas simultaneamente. O exercício fortalece os isquiotibiais, a musculatura da parte de trás da coxa.

Adução de pernas

Fique Sentado e com as pernas flexionadas, coloque um objeto entre as pernas (pode ser um livro, um caderno ou uma garrafa de água) e pressione uma perna contra a outra. O objetivo do exercício é trabalhar os adultores, os músculos da parte de dentro da coxa.

Abdução de pernas

Na mesma posição do exercício anterior, coloque as mãos na parte externa dos joelhos e faça força abrindo as pernas. Enquanto as mãos pressionam “para dentro”, as penas fazem força “para fora”.

Mais qualidade para a sua vida!

Outras técnicas podem trazer também mais qualidade de vida para qualquer um de nós, como pilates,  treinamento funcional, fisioterapia ortopédica, RPG e acupuntura. Clínicas de excelência, como a CFE, possuem profissionais qualificados para garantir os benefícios que essas técnicas trazem para os pacientes.

Conheça cada uma dessas modalidades, entre em contato conosco e começa a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!