A fisioterapia traz qualidade para o tratamento da hérnia de disco. Esse mal acontece quando há danos no disco que fica entre as vértebras localizadas na coluna. Os discos danificados podem comprimir a raiz de um nervo, o que causa dor.

Quem sofre com a hérnia de disco sabe bem a dor e o incômodo que ela causa, em especial em regiões como cervical e a lombar. Dor é sinônimo de queda de qualidade de vida. Estudar, trabalhar e mesmo curtir as horas de lazer são atividades muito mais difíceis quando ela está presente.

Ainda bem que há tratamentos que podem devolver o dia a dia sem dores e a fisioterapia é uma das soluções mais adequadas.

O Blog CFE nasceu da necessidade de dividirmos o conhecimento e trazer a melhoria da qualidade de vida. Continue a leitura, conheça o Centro de Fisioterapia & Esporte e enfrente a hérnia de disco com a fisioterapia da melhor forma possível.

Leia também: Você sabe o que é fisioterapia respiratória?

Hérnia de disco: como tratar com a fisioterapia

​Existem diferentes maneiras com as quais os fisioterapeutas trabalham para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com a hérnia de disco. As sessões podem ser feitas diariamente, com folgas aos fins de semana, ou ainda uma ou duas vezes por semana em casos mais leves.

O alongamento é um fator importante neste tipo de tratamento, com o objetivo de aumentar a flexibilidade, normalizando o tônus muscular e reorganizar as fibras. O resultado é a melhoria da postura corporal, o que ajuda muito os pacientes.

Exercícios específicos ajudam no fortalecimento da musculatura e também são muito importantes no tratamento fisioterápico da hérnia de disco.

Existem ainda, entre outras técnicas de manipulação, os movimentos de tração cervical ou lombar, que atuam liberando tensão entre as vértebras para a redução das dores.

Em alguns casos também é recomendado o uso de aparelhos de ultrassom, corrente galvânica, TENS e laser para reduzir inflamações e, assim, aliviar os sintomas

Leia também: Importância da fisioterapia no pós-cirúrgico ortopédico

Benefícios da fisioterapia no tratamento da hérnia de disco

Por meio da fisioterapia, o paciente que sofre com a hérnia de disco tem um alívio da dor nas costas (e na dor irradiada para braços ou pernas), consegue aumentar a amplitude de movimentos e aumenta a resistência física.

Além disso, a fisioterapia reduz a necessidade de medicamentos para amenizar a dor causada pela hérnia de disco e pode até evitar a possibilidade de uma cirurgia para resolver o problema.

Leia também: Como a fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes

Melhore a sua qualidade de vida!

Outras técnicas que podem ser úteis para o tratamento da hérnia de disco. Entre eles, o pilates e o RPG. No CFE, você encontra possuem profissionais qualificados para garantir os benefícios que essas técnicas trazem para os pacientes.

Entre em contato conosco e começa a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!