Há alguns anos trocamos o termo “terceira idade” por “melhor idade”, mas a simples troca de palavras não deixa a vida de ninguém melhor. Precisamos de mais qualidade de vida, ainda mais quando o nosso corpo já sente mais os sinais do tempo, e a fisioterapia é a ferramenta perfeita para isso.
É claro que o corpo de cada um de nós vai responder de forma diferente a esses sinais dos anos. Porém, instabilidades músculo-esqueléticas, alterações fisiológicas e patológicas acabam acontecendo uma hora ou outra e a fisioterapia atua na melhoria global de todos os nossos sistemas.
Quer entender como isso é possível? Acompanhe nesse artigo do Blog CFE quais são técnicas utilizadas para que os problemas que aparecem com a idade possam ser amenizados com fisioterapia. Continue a leitura, conheça o Centro de Fisioterapia & Esporte e obtenha benefícios para a sua vida.
Leia também: A importância da fisioterapia no tratamento de hérnia de disco
Fisioterapia na melhor idade
A fisioterapia utiliza seus processos para que cada paciente, considerando a idade, atinja a plenitude de suas potencialidades.
No caso de idosos, o planejamento leva em conta as limitações inerentes a essa faixa etária, buscando a maior independência funcional possível. O foco é fortalecer a musculatura para prevenir problemas causados pela idade e, quando for o caso, possibilitar a reabilitação de qualquer lesão que porventura aconteça.
Esse tipo de atividade exercido pela fisioterapia é ainda mais importante se considerarmos que as características da população brasileira vêm mudando de forma bastante acelerada. Enquanto a taxa de natalidade vem caindo, o tratamento de doenças permite que a expectativa de vida seja muito maior do que em décadas passadas.
O resultado disso é que estamos vivendo por um tempo mais longo e precisamos de ferramentas que nos permitam viver com qualidade. Neste contexto, a fisioterapia com certeza vai estar cada vez mais próximas de todos nós.
Leia também: Importância da fisioterapia no pós-cirúrgico ortopédico
Benefícios da Fisioterapia para idosos
Os benefícios serão inúmeros. Já citamos a melhoria da qualidade de vida, mas como exatamente esse resultado é alcançado?
Exercícios específicos e o uso de equipamentos modernos possibilitam a promoção de um melhor desempenho físico, motor e psicológico. Tudo isso representa bem estar físico, social e emocional.
Idosos que frequentam sessões de fisioterapia têm um risco de quedas reduzido e melhor flexibilidade, resultados de uma boa forma global. Além disso, a vida social pode ser aproveita de forma plena e até o sono tende a ter mais qualidade.
Por último, mas não menos importante, há melhorias no aspecto psicológico. Uma vez que o corpo está são, a mente também se beneficia. Problemas como a depressão, por exemplo, são menos prováveis em que está em paz com o seu próprio corpo.
Leia também: Quiropraxia: como é a técnica e quem pode fazer
Mais qualidade para a sua vida!
Outras técnicas podem trazer também mais qualidade de vida, não só para idosos, mas para qualquer faixa de idade. Entre elas, o pilates, a fisioterapia ortopédica, o treinamento funcional, e a acupuntura. Clínicas de excelência, como a CFE, possuem profissionais qualificados para garantir os benefícios que essas técnicas trazem para os pacientes.
Conheça cada uma dessas modalidades, entre em contato conosco e começa a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!