Se você chegou até esse artigo provavelmente já ouviu falar do treinamento funcional. O que talvez você ainda não saiba é quais são os princípios que regem esse tipo de exercício.
Para começo de conversa, esses princípios estão diretamente ligados aos motivos que vem tornando o treinamento funcional cada vez mais difundido não só no Brasil, mas em vários países do mundo todo.
O Blog CFE vai lá atrás para contar o nascimento dessa prática física, quais são os princípios do treinamento funcional e como eles conquistam tanta gente que quer melhorar a condição física. Conheça também a página do Centro de Fisioterapia HYPERLINK “https://cfe.com.br/” HYPERLINK “https://cfe.com.br/” HYPERLINK “https://cfe.com.br/”& HYPERLINK “https://cfe.com.br/” HYPERLINK “https://cfe.com.br/” HYPERLINK “https://cfe.com.br/” Esporte e comece a ganhar qualidade de vida a partir de já.
História do treinamento funcional
O treinamento funcional se baseia na em potencializar os movimentos que já fazemos no nosso dia a dia, além de ter uma preocupação extra com o equilíbrio corporal da musculatura e do esqueleto.
Isso não é exatamente uma novidade, já que há milhares de anos o homem já usava movimentos como pular, correr e fazer agachamentos para aumentar a capacidade física. Atletas da Grécia antiga já faziam isso. Você deve se lembrar do lema olímpico “mais forte, mais alto e mais rápido”.
O treinamento funcional busca usar esseS tipoS de movimentos para melhorar a aptidão física com a realização correta dos exercícios. E A partir da melhora da aptidão física, essa prática trazer mais saúde para o praticante.
Os brasileiros começaram a descobrir as vantagens das técnicas do treinamento funcional nos anos 90, quando a prática foi trazida ao país por intermédio dos lutadores que buscavam um melhor controle e o fortalecimento dos músculos.
Apesar disso, não é necessário subir a um ringue para ter acesso aos benefícios do treinamento funcional. Qualquer um de nós, mesmo aquele que não está em forma, pode começar já nessa prática.
Leia também: Tenha cuidado ao iniciar uma atividade física
Benefícios do treinamento funcional
Com o passar dos anos, o treinamento funcional foi se desenvolvendo e foi subdividido em três mais importantes vertentes: o treinamento funcional ligado à capacidade funcional do corpo e a reabilitação, o voltado para as atividades esportivas e o treinamento que nasceu do pilates, que também é conhecido como Core Training.
Claro, o foco de cada uma das vertentes é diferente, mas os benefícios são basicamente os mesmos. Entre eles podemos citar:
- Emagrecimento (um treino funcional consome até 1000kcal)
- Aumento de massa muscular
- Aumento de força muscular
- Melhoria do condicionamento físico
- Melhoria do Equilíbrio
- Melhoria da agilidade
Leia também: Importância da Fisioterapia na saúde do idoso
Melhore a qualidade da sua vida!
Hoje existem clínicas que contam com profissionais altamente qualificados e especializados em treinamento funcional.
Se você quer começar a praticar e ter todos esses benefícios, é hora de conhecer a O CFE, que também tem serviços de pilates, fisioterapia ortopédica, RPG e acupuntura. E HYPERLINK “https://cfe.com.br/localizacao/” HYPERLINK “https://cfe.com.br/localizacao/” HYPERLINK “https://cfe.com.br/localizacao/”ntre em contato conosco e ganhe mais qualidade para a sua vida e a da sua família!