Nenhum de nós está livre de lesões. Uma corridinha ou uma caminhada simples podem acabar com uma lesão, um futebol com os amigos ou qualquer outro esporte pode trazer. algum risco ao nosso corpo. Até mesmo quando estamos mais relaxados corremos o risco de uma lesão. E onde entra o repouso nessa equação?

Essa é uma pergunta que o Blog CFE vai responder. Estamos aqui justamente para dividir essas informações com você que busca maior qualidade de vida. Aproveite e conheça também a página do Centro de Fisioterapia  HYPERLINK “https://cfe.com.br/”& HYPERLINK “https://cfe.com.br/” Esporte.

O repouso ajuda na recuperação?

A resposta é sim! Repousar é importante para o processo de recuperação, pois  nosso organismo fica sensível após sofrer uma lesão e “forçar a barra” nesse momento pode piorar o quadro.

Nosso corpo possui 434 músculos. Eles representam cerca de 40% do nosso peso total. É natural que todo esse sistema possa em algum momento apresentar um problema, seja por estiramento ou por um golpe (a chamada contusão).

O tratamento imediato pós -lesão em geral segue o método Price, que consiste em proteção, repouso, gelo, compressão local e elevação do membro afetado quando possível. Em alguns casos é recomendado o uso de tipoias, muletas, estabilizadores articulares.

Algum tempo depois, ainda no processo de recuperação, voltar a exercitar o corpo é uma necessidade.

Leia também: Importância da Fisioterapia na saúde do idoso

exercícios de fisioterapia também são necessários

O acompanhamento de um fisioterapeuta é fundamental para a recuperação plena. É ele quem vai definir qual é a hora mais adequada para voltar a exercitar o corpo.

Se você já frequentou uma clínica de fisioterapia é bem capaz que tenha encontrado um atleta, profissional ou amador, sendo tratado usando técnicas de recuperação de lesão. Fazer fisioterapia  é o primeiro passo para que o corpo volte a ficar na plenitude da sua capacidade.

As técnicas adotadas dependem da gravidade da lesão e das características e capacidades individuais de cada paciente. Obviamente uma criança e um idoso, ou um atleta e um sedentário, terão abordagens diferentes pelo profissional de fisioterapia.

Outro fator a ser considerado é  frequência da ocorrência da lesão. Lesões repetitivas merecem acompanhamento e cuidados especiais.

Leia também: Pilates no Tratamento da Depressão na Terceira Idade

Mais qualidade para a sua vida!

Um bom profissional sabe a hora de repouso e da retomada de exercícios. Ele também trabalha de forma preventiva, tomando cuidados para que a lesão se repita ou ainda para que ela acabe gerando novos inconvenientes.

A CFE tem profissionais preparados para te atender Conheça os nossos serviços de pilates, treinamento funcional, fisioterapia ortopédica, RPG e acupuntura.

Confira os benefícios de cada uma dessas especialidades, entre em contato conosco e comece a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!