Você conhece a Fibromialgia? Ela é uma doença reumática não inflamatória que se caracteriza por uma dor crônica e pode se manifestar em várias partes do corpo, em especial nos tendões e nas articulações. A estratégia mais usada de tratamento é a prática de exercícios físicos.
Outros sintomas bastante comuns da fibromialgia são a maior sensibilidade a dor, fadiga, falta de disposição, dores de cabeça e ao urinar, além de dificuldades no sono.
Obviamente, a fibromialgia afeta e muito a qualidade de vida de quem sofre com essa patologia. Nesse artigo do Blog CFE vamos entender melhor esse mal e como combate-lo com os exercícios. Conheça também o Centro de Fisioterapia & Esporte e traga uma melhor qualidade de vida para você e para a sua família.
O que é a Fibromialgia
Como já dissemos, a fibromialgia é uma doença reumática. O problema não é exclusivamente feminino, mas esse público é amplamente mais atingido. Cerca de 90% dos casos são verificados nas mulheres.
Ainda há muito a conhecermos sobre a fibromialgia. As causas ainda são desconhecidas, mas há evidências que associam a patologia a baixos níveis de serotonina, tensão, estresse e desequilíbrios emocionais.
Uma vez constatado o problema, é hora de buscar um tratamento e o exercício físico é de longe a melhor solução para os sintomas sentidos por quem sofre com a fibromialgia.
Leia também: A importância da fisioterapia no tratamento de hérnia de disco
Exercícios físicos no tratamento da fibromialgia
Se você já praticou esportes, sabe que muitas vezes quando o corpo está no calor dos exercícios nem sentimos uma dorzinha ou outra. Isso acontece porque a endorfina liberada durante a atividade é uma espécie de analgésico natural, eliminando dores.
A mesma lógica é aplicada no tratamento da fibromialgia. O exercício físico também realoca as fibras nervosas, reduzindo a sensação de dor.
Mas qual é o melhor exercício físico para o tratamento? Isso depende muito de cada indivíduo, no entanto algumas atividades são excelentes para qualquer público. Caminhadas, natação, pedalar a bicicleta são bons exemplos.
O pilates é uma outra atividade física amplamente indicada para combater a fibromialgia. Isso acontece porque o Método Pilates,trabalha o corpo de uma forma global e pode ser praticado por qualquer faixa etária, gênero ou condição física.
Aqui no CFE As aulas de pilates são personalizadas para o objetivo de cada aluno, com o objetivo de buscar o bem estar físico, permitindo desta forma ir ao encontro dos quatro principais benefícios do método: força, flexibilidade, postura e melhora do trabalho respiratório.
A atividade física quando executada sob a supervisão de profissionais, respeitando a característica de cada indivíduo, aumenta a força e a flexibilidade, melhora o equilíbrio geral do corpo e controla as dores causadas pela fibromialgia. É tudo o que o paciente acometido por essa patologia precisa. Conheça mais sobre o pilates do CFE e busque mais equilíbrio para o seu corpo e a sua vida.
Leia também: RPG no pós-operatório abdominal
Mais qualidade para a sua vida!
Outras técnicas podem trazer também mais qualidade de vida para qualquer um de nós, como o treinamento funcional, a fisioterapia ortopédica, o RPG e a acupuntura. Clínicas de excelência, como a CFE, possuem profissionais qualificados para garantir os benefícios que essas técnicas trazem para os pacientes.
Conheça cada uma dessas modalidades, entre em contato conosco e começa a partir de já a ganhar mais qualidade para a sua vida!